quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Marketing Cultural, Apoio e Patrocínio

O projeto Rubras Mariposas vem através deste oferecer ao empresário londrinense a oportunidade de investir em uma ferramenta de comunicação que, aplicada com critério e seriedade, oferece muitas vantagens tanto para as partes envolvidas quanto ao público consumidor. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente.

A cada ano, o investimento em marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial, pois representa uma solução relativamente barata e muito bem vista na sociedade. Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo: modernidade, jovialidade, criatividade, popularidade etc.) e assim também consegue ampliar a forma como se comunica com seu público alvo, mostrando para a sociedade que não está preocupada somente com sua lucratividade e seus negócios.

Além de todos esses benefícios, a empresa parceira lucra com a divulgação espontânea da marca em vários meios, pois o projeto Rubras Mariposas será amplamente divulgado através de e-mail, redes sociais, rádios, tvs desde o período de sua produção até o lançamento do filme em Londrina. Além disso, a empresa parceira terá sua marca inserida nos créditos finais do filme que depois das exibições de lançamento em Londrina será inscrito em inúmeros festivais do mundo todo. A referência para o processo de inscrição será o “Guia de Brasileiro 2011 de festivais de cinema e vídeo”, editado pelo Canal Brasil e Associação Cultural Kinoforum. Entre eles podemos citar:

§ Mostra Londrina de Cinema – Londrina, PR;

§ Cine Esquema Novo – Porto Alegre, RS;

§ Curta Canoa (Festival Latino-Americano de Cinema de Formação e Difusão do Audiovisual) – Fortaleza, CE;

§ Curta Santos (Festival Santista de Curtas Metragens) – Santos, SP;

§ Festival do Rio (Festival de Curta Metragem do Rio de Janeiro) – Rio de janeiro, RJ;

§ FIC Brasília (Festival Internacional de Cinema de Brasília) – Brasília, DF;

§ FLÔ (Festival do Livre Olhar) – Porto Alegre, RS;

§ Jornada Internacional de Cinema da Bahia – Salvador, BA;

§ Goiânia Mostra Curtas – Goiânia, GO;

§ Mostra Curta Audiovisual – Campinas, SP;

§ Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino – Curitiba, PR;

§ Festival Internacional de Curtas de São Paulo – São Paulo, SP;

§ Mostra Internacional de Cinema – São Paulo, SP;

§ Festival de Gramado – Gramado, RS

§ Vitória Cine Vídeo – Vitória

§ International Film Festival Rotterdam - Rotterdam, Holanda

§ International Film Festival of India – Goa, Índia

§ Moscow International Film Festival – Moscou, Rússia

Entre outros.

Assim sendo, o retorno de divulgação ocorreria antes do lançamento do filme (na imprensa, através de mídia espontânea), durante a realização (na imprensa através de mídia espontânea e com a colocação de banners da empresa parceira nos sets de filmagem, no escritório, na audição pública para figuração e nas festas de lançamento do projeto e do filme) e depois, com a inserção da marca apoiadora nos créditos finais do filme (por tempo indeterminado, através da exibição do filme no seu lançamento e posteriormente em festivais por todo o mundo e nos anos subsequentes na internet) por um custo relativamente baixo, investimento que poderá ser feito em espécie ou em serviço.

Seguem abaixo as condições e as cotas de patrocínio e apoio com as respectivas listas de benefícios às empresas parceiras.

Da divulgação das empresas parceiras, segundo o Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC e Prefeitura de Londrina

Para efeitos de inserção de marcas em materiais de divulgação, entende-se por:

I – PATROCÍNIO: o incentivo do poder público municipal através do Programa Municipal de Incentivo à

Cultura – PROMIC; o investimento de recursos próprios por entes privados de, no mínimo, 10% (dez por cento)

do valor do orçamento aprovado pelo Poder Público para o projeto;

O projeto “Rubras Mariposas” foi aprovado pelo PROMIC no edital de Projetos Independentes 2011, no valor de R$ 92.500,00 (noventa e dois mil e quinhentos reais). Portanto, divulgará a logomarca do PROMIC, na qualidade de PATROCÍNIO, com destaque em relação a quaisquer outras marcas. A proporção para a veiculação das logomarcas será de 100% para o Município e 70% para os outros patrocinadores.

A divulgação de PATROCÍNIO de terceiros aos projetos culturais somente será permitida após a data de entrada dos recursos a ele referentes na conta específica do projeto cultural. As cotas referentes ao patrocínio de terceiros deverão ter valor igual ou superior a R$ 9.250,00 (nove mil, duzentos e cinquenta reais) em espécie.

Os recursos oriundos de patrocínios de terceiros poderão ser utilizados para a divulgação, melhoria e ampliação do objeto do projeto cultural. Será apresentado ao patrocinador um plano de divulgação da marca e à Secretaria Municipal de Cultura um plano de aplicação dos recursos oriundos do patrocínio recebido.

A utilização dos recursos referentes ao patrocínio será demonstrada pelo proponente, incluindo a movimentação bancária e a destinação dada ao recurso.

Cotas de Patrocínio: Investimento através de cotas de R$ 9.250,00 (nove mil, duzentos e cinquenta reais) ou mais.

Benefícios para a empresa PATROCINADORA

· Inserção da logomarca patrocinadora, na proporção de 70% em relação ao Patrocinador Majoritário (Prefeitura de Londrina através do PROMIC) em todo material de divulgação do filme: cartazes, flyers impressos e flyer virtual, além de toda divulgação online sob a chancela “PATROCINADOR”.

· Inserção da logomarca patrocinadora nos créditos finais do filme, na proporção de 70% em relação ao Patrocinador Majoritário (Prefeitura de Londrina através do PROMIC) sob a chancela de “PATROCINADOR”;

· Exibição da logomarca da empresa nos locais de realização do filme (sets de filmagem, escritório, na audição pública para figuração e nas festas de lançamento do projeto e do filme (com banner, material gráfico e/ou brindes fornecidos pela empresa patrocinadora), respeitando a ‘lei cidade limpa’;

· Divulgação da marca patrocinadora através de locução no microfone durante as festas de lançamento do projeto e do filme;

· Inserção de rodapé com as informações das marcas patrocinadora (logomarca, slogan, site, e-mail, endereço e telefone) em todos os e-mails de divulgação do filme encaminhados à imprensa e demais formadores de opinião;

· Inserção de rodapé com as informações das marcas patrocinadoras (logomarca, slogan, site, e-mail, endereço e telefone) em todos os e-mails de divulgação do filme para a população em geral;

· Divulgação espontânea em meios de comunicação nas mais variadas áreas: internet, jornais impressos, tv e rádio;

· 2 Cópias em DVD do filme finalizado, após a inscrição do mesmo em festivais;

· 10 Cortesias para as festas de lançamento do projeto e do filme.

II – APOIO: o investimento de recursos próprios por entes privados com valor inferior a 10% (dez por cento) do valor do orçamento aprovado pelo Poder Público para o projeto e/ou prestação gratuita de serviços e/ou destinação de material sem custos para o projeto cultural.

A divulgação do APOIO nos materiais promocionais poderá ser realizada de duas formas: a) Utilização da mesma fonte de impressão e dimensão para todos os apoiadores; b)Inserção de logomarca dos apoiadores seguindo a proporção de 100% para o Município e 50% para os apoiadores.

A divulgação de apoio de terceiros aos projetos culturais somente será permitida após a data de prestação de serviços dos mesmos ou destinação de material sem custos para o projeto cultural.

Cotas de Apoio: Investimento na forma de prestação de serviços e/ou destinação de material sem custos para o projeto cultural.

Benefícios para a empresa APOIADORA

· Inserção da logomarca apoiadora, na proporção de 50% em relação ao Patrocinador Majoritário (Prefeitura de Londrina através do PROMIC) em todo material de divulgação do filme: cartazes, flyers impressos e flyer virtual, além de toda divulgação online sob a chancela “APOIADOR”.

· Inserção da logomarca apoiadora nos créditos finais do filme, na proporção de 50% em relação ao Patrocinador Majoritário (Prefeitura de Londrina através do PROMIC) sob a chancela de “APOIADOR”;

· Exibição da logomarca da empresa nos locais de realização do filme (sets de filmagem, escritório, na audição pública para figuração e nas festas de lançamento do projeto e do filme (através de material gráfico e/ou brindes fornecidos pela empresa patrocinadora) respeitando a ‘lei cidade limpa’;

· Divulgação da marca apoiadora através de locução no microfone durante as festas de lançamento do projeto e do filme;

· Inserção do nome das empresas apoiadoras, escrito na mesma fonte e dimensão para todos os apoiadores, nos e-mails de divulgação do filme que serão encaminhados à imprensa e demais formadores de opinião;

· Inserção do nome das empresas apoiadoras, escrito na mesma fonte e dimensão para todos os apoiadores, nos e-mails de divulgação do filme para a população em geral;

· Divulgação espontânea em meios de comunicação nas mais variadas áreas: internet, jornais impressos, tv e rádio;

· 1 Cópia em DVD do filme finalizado, após a inscrição do mesmo em festivais;

· 02 Cortesias para as festas de lançamento do projeto e do filme.

Caso a empresa não opte por nenhuma das formas de apoio supracitadas, mas queira de alguma forma ajudar o projeto oferecendo descontos especiais em serviços ou produtos, a produção do filme se compromete a inserir o nome da empresa no crédito final do filme e nos e-mails de divulgação, na forma de agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário